FORÇA DO VALE 40 ANOS
Cristo Protetor de EncantadoDestaques

“A semana que mudou a história de Encantado”, sob os olhos de quem mora no exterior

A imagem da construção do Cristo de Encantado, maior que o do Rio de Janeiro viralizou na internet. A hora é focar no positivo e unir esforços para alavancar o turismo local e regional e o Papa precisa dar a benção, nem que seja virtual.

Por Katie Cristina Scartezini McNicol, que mora nos Estados Unidos há 19 anos.

“No domingo passado abri o computador para a surpresa do ano: uma manchete na primeira página do site da BBC sobre o Cristo Protetor de Encantado. Morando nos Estados Unidos há 19 anos, fiquei muito feliz e logo compartilhei, mas a lista de notícias continuou crescendo com o nosso Cristo andando pelo mundo nos websites dos Estados Unidos, da Franca, países do Oriente Médio, Africa do Sul, Austrália, Republica Tcheca, Nova Zelândia, Azerbaijão, Alemanha, Turquia, CNN Internacional, Índia, Itália e tantos mais, que nunca saberemos quantas vezes isso foi noticiado no mundo.

Impressionada com o âmbito internacional que a notícia tomou, a minha cabeça ficou a mil. Me dei conta de que o Vale do Taquari terá fluxo de turismo da Serra Gaúcha e Encantado tem o potencial de ser a nova Gramado, mas ainda sem estrutura hoteleira e turística necessária.

Antes de mais nada, é imprescindível a UNIÃO nas comunidades de Encantado e no Vale do Taquari. O Cristo Protetor de Encantado já deu certo e a grande vantagem é justamente por ele estar numa cidade pequena.

Pessoas que não se sentem a vontade de visitar uma cidade grande, e cara, como o Rio de Janeiro, ficarão mais a vontade de visitar o Cristo em Encantado. Sem contar a questão da violência, mas o objetivo aqui e focar no positivo, né? O Rio é a cidade maravilhosa, apesar de tudo. E o Cristo Redentor não é a única atração do Rio. Encantado será mais como Aparecida do Norte, do que Rio de Janeiro. As pessoas irão para aí principalmente por causa do Cristo.

Uma das minhas sugestões é a venda dos ingressos ser antecipada, anunciando isso já nas notícias de inauguração.

Os parques nacionais ao redor do mundo tem feito isso durante a pandemia, que aliás é uma ótima desculpa para controlar o fluxo de pessoas, evitar o caos em uma época em que as pessoas estão loucas pra sair de casa, e assim, dar mais tempo para a comunidade se organizar.

A Andrezza Sangalli Lyttle, também encantadense, moradora de Edinburgo (capital da Escócia), disse que lá também os ingressos de atracões turísticas são vendidos antecipados, para visitas de hora em hora ou de duas em duas horas.

A outra ideia foi para as pessoas que tem quartos com banheiro extras em casa e se dispuserem a receber turistas. Poderiam abrir uma porta lateral na casa para preservar a privacidade e submeter as suas opcões de hospedagem a Secretaria de Turismo para que fossem avaliadas e aprovadas de acordo com um padrão mínimo de conforto, e que poderiam ser divulgadas pela própria Secretaria de Turismo como acomodação aprovada.

E quanto a estrada de acesso a Lagoa, que seja mantida sempre inspecionada, forte e segura, pois com um fluxo constante de veículos grandes, lotados de passageiros, e com as chuvas dai, as estradas desgastam mais rápido. Turismo seguro é essencial, gente!

Ficara mais fácil para Encantado e região se adaptarem a esse fluxo imenso de turistas que visitarão o Cristo, e por conta disso, o turismo nas demais cidades também vai acontecer, se houver união, organização e colaboração de todos para fazerem a coisa certa.

A minha última sugestão foi mais ousada, e foi para o Gilson Gonzatti. Sugeri que os organizadores solicitem uma reunião com a Arquidiocese de Porto Alegre para pedirem que o Papa Francisco abençoe o Cristo Protetor com uma missa virtual ou uma benção virtual direto do Vaticano. Me disseram que já houve uma reunião com a Diocese de Santa Cruz e eu respondi: isso foi antes do Cristo Protetor virar noticia internacional. Agora estamos no nível Papal!

Qual é o Papa que ira se recusar a abençoar o segundo Jesus Cristo mais alto do mundo, depois desse ano tão difícil, sabendo que Deus é brasileiro? Papa Francisco, o Brasil precisa dessa benção!!!!!

Então, pensamento focado só no positivo, nas criticas construtivas e na preservação do espirito Crístico, sem ego, senão essa imagem linda perde o sentido. A união faz a força e a união no espirito Crístico só traz luz, amor, inspiração, ideias inovadoras e abundância em todos os níveis e para todos.

Encantado está fazendo história, e assim como os nossos pescadores ficaram encantados com aquela imagem no rio Taquari, o mundo ficara encantado com o Cristo Protetor de Encantado. Que ele nos traga muitas bençãos e luz, porque o Brasil precisa e o mundo precisa também.

Abração Gente!”

 

Este artigo foi publicado na contracapa da edição impressa do Jornal Força do Vale, que traz muitos outros destaques.

 

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!