Nova sede da Delegacia da Polícia Civil é inaugurada em Roca Sales
A nova sede da Delegacia de Polícia Civil de Roca Sales foi inaugurada na manhã da quinta-feira (05) no Bairro 21 de Abril. O prédio, reformado ao longo de 2024, está localizado em uma área livre de inundações e marca uma nova fase para os serviços policiais no município.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Delegado de Polícia de Roca Sales, Alex Assmann; do Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Fernando Sodré de Oliveira; do Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cleber dos Santos Lima; da Delegada Regional de Lajeado, Shana Luft Hartz; além do prefeito Amilton Fontana.
A demanda por uma nova delegacia começou após a cheia de 2023, quando a enchente que atingiu a cidade, destruiu completamente a antiga sede da Polícia Civil. O prédio foi tomado pelas águas, causando perdas como móveis, computadores, documentos, procedimentos policiais e objetos apreendidos foram totalmente comprometidos.
Sem um local fixo para funcionar, a delegacia operou temporariamente em uma unidade móvel e, posteriormente, em uma sala cedida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante esse período, a equipe continuou atendendo a população, mesmo em condições adversas, enquanto buscava alternativas para um novo espaço.
Ainda em 2023, surgiu uma solução em uma conversa informal com os proprietários do atual prédio, que ofereceram um imóvel localizado em uma área que não sofre com inundações, mas que necessitava de reformas. Após as adaptações realizadas ao longo de 2024, o espaço foi transformado em uma sede policial funcional e segura.
“Começamos tudo do zero, com equipamentos e móveis novos. Agora temos uma delegacia que oferece segurança para o trabalho policial e para a população, sem o temor de novas enchentes. Estamos muito gratos a todos que contribuíram para essa conquista”, declarou o Delegado Alex Assmann.
Além disso, durante seu discurso, o Delegado Fernando Sodré destacou que o novo prédio é uma solução provisória. “Estamos trabalhando para que, em 2025, possamos inaugurar uma sede definitiva, planejada para atender as necessidades da população e dos nossos policiais”, afirmou.
Texto: Talissa Lucas