FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesPlural

Reportagem Especial Força do Vale | Crescer em Harmonia com o meio ambiente

Segunda-feira, 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente. Uma data importante que muitas vezes passa despercebida, todavia está comprovado que ações humana têm um impacto muito significativo, e é indiscutível que todos nós temos uma parte a desempenhar na proteção do nosso meio ambiente.

O Rio Grande do Sul tem uma rica biodiversidade, abrangendo diferentes biomas, como a Mata Atlântica, o Pampa e a região costeira. O estado é reconhecido pelos projetos relacionados às energias renováveis como a energia eólica e solar, bem como os benefícios ambientais e econômicos dessas fontes de energia.

O Vale do Taquari é conhecido por sua rica biodiversidade e belezas naturais. A região apresenta uma diversidade de ecossistemas, incluindo matas ciliares, rios, vales, morros e áreas de vegetação nativa. O tratamento do meio ambiente no Vale envolve uma combinação de ações governamentais, iniciativas da sociedade civil e conscientização da população local. Além disso, existem projetos de preservação e recuperação ambiental em andamento na região, como a criação de unidades de conservação, o reflorestamento de áreas degradadas e a proteção de nascentes e cursos d’água. Essas iniciativas visam proteger a fauna, a flora e os recursos hídricos locais, contribuindo para a manutenção dos ecossistemas do Vale do Taquari. No entanto, apesar dos esforços em andamento, é importante ressaltar que o tratamento do meio ambiente enfrenta desafios e, a busca por um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental é o maior deles.Encantado, não poderia ser diferente,  também se preocupa com a preservação e conservação do meio ambiente.

A cidade conta com algumas iniciativas e políticas voltadas para a proteção ambiental.  No que diz respeito às áreas verdes e espaços naturais, Encantado possui parques ecológicos e áreas de preservação ambiental, que visam a proteção da fauna e flora local. Esses espaços proporcionam a possibilidade de lazer, recreação e o contato com a natureza.

O mais recente espaço é a área onde está sendo construído o Cristo Protetor e o Jardim do Acolhimento. Estudo técnico realizado pela BSW levou a uma legislação específica para o entorno da área como forma de preservação ambiental.

O turismo alavancado com o Cristo Protetor fez surgir trilhas, reservas naturais e espaços de gastronomia e contemplação em atividades relacionadas à natureza, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação ambiental no turismo sustentável.

Além disso, a conscientização sobre a importância da preservação ambiental é incentivada por meio de campanhas educativas e projetos de educação ambiental nas escolas. No aspecto do saneamento básico, a cidade tem investido em melhorias para garantir a preservação dos recursos hídricos. Ações como o tratamento de esgoto e a coleta seletiva de resíduos sólidos são importantes para evitar a poluição e preservar a qualidade da água e do solo.

Encantado também está inserido em um contexto regional, no qual faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. Dessa forma, existem esforços em nível regional para a conservação e revitalização do Rio Taquari, que incluem ações para combater a poluição, recuperar áreas degradadas e conscientizar a população sobre a importância desse recurso hídrico.

Vale ressaltar que, assim como em qualquer localidade, ainda existem desafios e questões a serem enfrentadas. O crescimento urbano, o uso inadequado dos recursos naturais e a falta de conscientização da população são alguns dos desafios enfrentados.

No entanto, é importante destacar que a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais presente em Encantado e a conscientização e ações voltadas para a sustentabilidade estão se tornando mais frequentes. O envolvimento da população, a implementação de políticas públicas adequadas fortalecendo parcerias entre governo e sociedade civil são fundamentais para garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!