O muçunense, Carlos Alberto Novo dos Santos, de 17 anos, fundou o projeto Vale Verde, com o objetivo de recuperar flores de canteiros, mata ciliar e o reflorestamento em demais áreas da zona urbana, prejudicado após a enchente dos dias 04 e 05 de setembro.
Carlos explica que percebeu que a cheia destruiu os canteiros do município e muitas áreas verdes. Então, buscando colaborar com a recuperação de Muçum, pensou na execução do projeto, aliando um gosto pelo ajardinamento e arborização, que conserva desde criança. “Sempre gostei e me interessei pelo cultivo de plantas e flores. A cheia estragou muita coisa, identifiquei muitas flores estragadas e árvores derrubadas, que precisam ser substituídas por novas”, comenta.
Para execução da iniciativa, o jovem conta com doações de floriculturas e viveiros de mudas da região, além do trabalho voluntário de cerca de 15 pessoas, de diferentes cidades. Até o momento, o grupo arrecadou 200 mudas, entre flores e árvores frutíferas e nativas. Praticamente todas as doações têm chegado a partir de divulgação feita pelo jovem nas redes sociais.
Ele tem o objetivo de, junto ao grupo de voluntários, efetuar o plantio de 100 mudas de árvores e 200 mudas de flores em Muçum, até o final do ano. “Pretendemos dar continuidade no ano que vem, inclusive estendendo a outros municípios afetados pela enchente” complementa.
Nesta manhã, dia 31, Carlos e a voluntária, Ana Carolina Sebben, 16 anos, estiveram no Gabinete do Poder Executivo Municipal, na Prefeitura, onde fizeram a entrega de mudas de flores da espécie Kalandivas aos funcionários e o prefeito, Mateus Trojan.
O prefeito parabenizou Carlos pela iniciativa, e a todas as pessoas que estão colaborando com o projeto. Ele comenta que serão realizadas ações como a recuperação de canteiros e o reflorestamento, por parte da Administração, que trabalha com parcerias e captação de doações para tal execução. Para isso o município vem contando com o auxílio voluntário de diversas frentes. “Com certeza, o projeto Vale Verde é uma ação que nos ajudará a atingir o objetivo de reconstruir e embelezar nossa cidade, após a maior catástrofe que já vivemos”, destaca.
Interessados em doar mudas de flores e árvores, podem entrar em contato com o Carlos, pelo (51) 9 9939-0362.