A Administração Municipal de Encantado recebeu na sexta-feira, dia 1º, a confirmação dos primeiros casos de dengue no município. Conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, duas pessoas receberam resultado positivo para a doença, 24 são consideradas suspeitas, 11 estão em análise e duas testaram negativo.
A secretária Clarissa da Rosa Pretto Scatola afirma que a situação já era esperada, principalmente, pelo avanço das contaminações no Vale do Taquari e no Estado. Segundo ela, o município tem mantido um trabalho sistemático de orientação e conscientização à população sobre a necessidade de combater o mosquito aedes, transmissor da doença.
Nos últimos dias, a prioridade foi a vistoria em terrenos e imóveis abandonados e o alerta para que os proprietários de terrenos baldios providenciassem a limpeza dos locais, sob pena de serem multados. “Nossa equipe e agentes de endemia e saúde intensificaram a busca por focos do mosquito em todos os bairros quando começaram a surgir os primeiros casos na região”, afirma Clarissa. “A conscientização da população é fundamental”.
Prevenção
Conforme a Secretaria da Saúde, as principais medidas que as pessoas precisam adotar para combater o mosquito são as seguintes:
- Pratos de vasos de plantas deve ser preenchidos com areia;
- Piscinas devem ser cobertas ou tratadas com cloro;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertas;
- Caixas d´água devem ser mantidas fechadas ou cobertas com tela.
Principais sintomas
- Febre Alta (acima de 38º);
- Dores na cabeça;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores Musculares;
- Manchas e erupções na pele, principalmente no tórax e em membros superiores;
- Náuseas e vômitos.