FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesSaúde

HBST e a importância dos exames na prevenção do Câncer de Mama

HBST e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado são parceiros em ações do Outubro Rosa.

DULCI DACROCE: No entardecer do dia 11/10, a voluntária Dulci, (primeira a esquerda), incansável nas lutas da Liga sofreu um AVC e se despediu da comunidade encantadense. Fica o agradecimento por toda a sua dedicação.

O diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama aumenta a taxa de cura. Dentre as formas de detecção precoce da doença está o autoexame e a mamografia. O Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), que fica junto ao Centro de Saúde São Camilo, também está decorado com as cores alusivas ao Outubro Rosa.

No espaço, recentemente, foi inaugurado o mamógrafo digital, moderno equipamento para a realização de exames de imagem. A compra do aparelho foi resultado da parceria e apoio da Administração Municipal de Encantado e a Câmara de Vereadores, com a contrapartida do Hospital na prestação de serviços de mamografia ao município.

O novo equipamento garante mais qualidade no atendimento às mulheres, sobretudo, pela precisão e clareza das imagens em alta definição durante a realização dos exames de mamografia, contribuindo para um diagnóstico mais assertivo. Além disso, neste tipo de mamografia, as imagens já são geradas digitalmente, permitindo ajustes para melhorar ainda mais a visualização.

Nesta semana, o CDI recebeu a application da empresa VMI, Luana Durães, para um treinamento dos profissionais para o início dos exames de um dos diferenciais do novo aparelho: a estereotaxia.

Luana Durães, da empresa VMI (à esquerda), com parte da equipe que atua na mamografia e que participou do treinamento sobre a estereotaxia.

A estereotaxia é um exame que permite a realização de biópsia guiada por mamografia no tecido mamário que apresenta algum tipo de suspeita de irregularidade. Esse procedimento é um dos principais exames para a detecção do câncer de mama, pois possibilita a retirada de múltiplas amostras da área suspeita com uma única inserção da agulha.

Também é possível fazer a marcação mamária pré-cirúrgica por estereotaxia, que consiste na colocação de um marcador (fio metálico), guiada pela mamografia, na lesão mamária que será submetida à cirurgia, com a finalidade de possibilitar a rápida e precisa localização dessa lesão. “Além de ações de conscientização importantes ficamos felizes, neste Outubro Rosa, em termos em Encantado e poder disponibilizar às mulheres de toda a região um equipamento diferenciado, com tecnologia avançada, obtido por meio da parceria da Administração Municipal de Encantado e a Câmara de Vereadores”, destaca Marilene.

O HBST realiza, atualmente, cerca de 450 exames de mamografia por mês no CDI.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!