FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesSaúde

Relembre a trajetória de Encantado até a inauguração da obra da UTI

O Hospital Santa Terezinha de Encantado foi fundado em 3/10/1943. Iniciou modesto, com recursos mínimos e foi acompanhando a evolução, se adaptando e recebendo ampliações sempre o apoio da comunidade, empresários e políticos. Quase 80 anos depois está inaugurando sua UTI. Em 1986 os Camilianos passaram a administrar o HBST e  desde 2013 o São Camilo deu início a um ousado e concreto passo, de ampliação das dependências e construção da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reafirmando seu compromisso com a comunidade.

Médicos, enfermeiros do HBST com a secretária Arita Bergmann, prefeito e diretor do HBST

Coincidentemente, o administrador do Hospital, Evandro Klein, chegou a Encantado em setembro daquele ano e aqui está. Veio com a missão e o desafio de capitanear a ampliação do hospital, buscando uma aproximação cada vez maior dos municípios vizinhos e do estado para consolidar o hospital como referência. No Plano Diretor já constava a construção da UTI com dez leitos . Em outubro de 2013 foi assinado o acordo entre hospital, corpo clínico e município.   “Para uma cidade como Encantado ter uma UTI representa muito,  pois traz mais segurança para a população e para os profissionais que atuam na área da saúde, especialmente no hospital.

O empreendimento irá trazer pacientes de outras regiões, mais pessoas irão circular pela cidade movimentando comércio, restaurantes e a rede em torno do empreendimento gerará renda. Além disso, novos médicos estão vindo para trabalhar no Hospital e morar em Encantado o que movimenta o setor imobiliário e de todos” afirma Evandro que comemora este momento tão esperado.

Conforme a portaria que habilitação a UTI trata da conversão dos leitos Covid em Geral,  ela possui leitos de isolamento onde podem  ser internados pacientes de Covid.

Inauguração da nova ala do HBST

 A Equipe Médica para UTI (Coordenador Médico, Rotineiro e Plantonistas) já está completa, sendo que estão em fase de contratação colaboradores para complementar a equipe assistencial para 10 leitos.

   Perguntamos ao diretor se a partir de agora as cirurgias de alta complexidade poderão ser realizadas pois existe a retaguarda deste serviço e ele nos disse que o Hospital e o Corpo Clínico poderão realizar procedimentos mais complexos, com maior segurança na assistência com retaguarda em casos de intercorrências. Para realização de procedimentos de alta complexidade normalmente é necessário habilitação especifica. 

Evandro finalizou dizendo que esse é um momento muito especial para o Hospital e para toda Equipe. É um sonho realizado e fruto de um trabalho que teve o envolvimento  de muitas pessoas. Com isso queremos agradecer a todos que se empenharam  para que esse novo serviço se tonasse realidade.  Agradecemos também a São Camilo pelo apoio para essa grande ampliação.

Curioso pra saber o que tem em cada andar da UTI sem precisar entrar lá?

 

 

“UM HOSPITAL QUE NÃO TEM UTI PASSA A SER UM GRANDE POSTÃO” já dizia meu falecido pai Adroaldo Conzatti

Com essas palavras Adroaldo Conzatti, manifestava sua insatisfação de ver HBST sem uma Unidade de Tratamento Intensivo, pois ao longo de anos cobrava, que Encantado e a região alta precisavam de uma UTI. Em 2007 chegou a ir a São Paulo conversar com seu amigo Padre Niversindo Cherubin (- com quem tratou em 1985 para que Sociedade Beneficente São Camilo assumisse o Hospital Beneficente Santa Terezinha), a quem tinha grande estima e admiração, para tratar do tema UTI pois acreditava que o São Camilo tinha que pensar nesse investimento.

A relação de Adroaldo Conzatti com nosso hospital vem desde 1954, quando menino, morador de Roca Sales, que atravessava o rio Taquari de caíque e vinha estudar Colégio Madre Margarida (Monsenhor Scalabrini), passando todos os dias em frente ao hospital. Alí nasceu um compromisso. Desde aquela época ele achava que precisava mais.

Edição FV, em 15/02/2013

Em 1982 foi eleito para o primeiro mandato de prefeito e naquela condição procurou as irmãs do Imaculado Coração de Maria que administravam o hospital para saber como poderia ajudar a melhorar a instituição de saúde. Tempos difíceis aqueles. As irmãs pediram um prazo e passado 60 dias informaram que não tinham mais condições de continuar. Encontrou a solução nos Camilianos. Depois de muita negociação e compromissos mútuos com a participação efetiva da comunidade, iniciaram as melhorias no HBST. O hospital foi ampliado possibilitando a vinda de mais especialidades médicas. Novos serviços implementados e a população manifestando reiteradamente o desejo de poder contar com uma UTI.

Em várias entrevistas, Adroaldo Conzatti dizia que ‘Encantado era referência de serviços de saúde e atendimento hospitalar, mas sem UTI, era um Postão’. Em fevereiro de 2013, como vereador, criou na Câmara Municipal a Comissão Pró construção da UTI de Encantado e junto a colegas vereadores participou de inúmeras iniciativas que destinaram verbas para a UTI que iniciava sua construção.

Gilson Conzatti, filho do ex-prefeito Adroaldo Conzatti

Em 2020, como prefeito em seu terceiro mandato, participou da inauguração da UTI COVID de Encantado e, temos certeza, está conosco em energia e pensamento neste momento que finalmente é inaugurada a UTI Geral Adulto. Nós, da família de Adroaldo Conzatti, nos sentimos honrados em de saber que também nesta obra tão importante seu nome está escrito. A UTI é realidade também pela liderança, participação e empenho dele e tudo isso contribuiu e vai ajudar ainda mais na saúde e no progresso de Encantado e da região.

Temos certeza que ele está feliz. Alias, amanhã é aniversário dele, o primeiro no plano espiritual, mas a certeza do seu legado é a verdade que fica, nesta e em tantas obras que engrandecem a nossa querida Encantado. Que o legado dele, e de tantos outros como Padre Aroldo o Cezário Fontana continue a inspirar líderes e a sociedade civil para não desistir dos sonhos e acreditar mesmo nas mais duras lutas, pois a batalha é árdua mas o resultado sempre será surpreendentemente positivo. Parabéns Encantado, gratidão família HBST (equipe e Corpo Clínico), vida longa Sociedade Beneficente São Camilo”.

Publicidade

“A UTI representa muito, traz segurança para a população e aos profissionais da saúde. Movimenta o comércio, gera renda”

Outra pessoa que acompanha desde o começo a história da UTI é a assistente administrativa Marilene Daltoe que lembra de uma pesquisa realizada em 2008 junto a comunidade de Encantado e da Região sobre as expectativas com relação ao HBST a necessidade de uma UTI foi o que mais apareceu.

Evandro Klein, diretor do HBST e Marilene Daltoé, assistente administrativa

“Já em meados de 2013 acompanhei o Superintendente da Beneficência Camiliana do Sul, Padre Osmar em uma visita às dependências do Hospital tive a oportunidade de conversar com ele sobre a diferença que a UTI faria no HBST pela posição geográfica que Encantado possui na Região Alta do Vale do Taquari e como seria importante para as famílias dos pacientes que pudéssemos atendê-los sem precisar transferir para outros locais e também como fator determinante para o crescimento do HBST com a possibilidade de realizar procedimentos mais complexos e assim não mais transferir os pacientes para outros Hospitais. Após a aprovação da Entidade elaboramos o Plano Diretor e encaminhamos os projetos para a aprovação na Vigilância Sanitária. Em 2014 iniciamos as obras do prédio e a sua conclusão em 2021. Lembramos sempre que o prédio foi construído com recursos próprios e com um orçamento de gastos mensal. A pandemia acabou antecipando a finalização da UTI e assim conseguimos atender muitos pacientes. Precisamos lembrar também que tivemos recursos públicos através de emendas parlamentares, valores da Justiça Estadual através da Juíza Jacqueline Bervian, Justiça Federal, Prefeitura Municipal de Encantado. Por muitas vezes participei de transferências de pacientes e é muito desgastante e triste ouvir que ‘não tem leito’ e como falar isso pra uma família que está desesperada.
Neste ano completo 30 anos de HBST e fico muito feliz em estar participando deste momento tão importante para a Saúde da Região”, conclui Marlene Daltoé, assistente administrativa do HBST.

Orgulho, gratidão e muita emoção em poder fazer parte mais uma vez deste momento histórico para o nosso Município: a tão sonhada UTI GERAL se torna realidade após dois anos de funcionamento único e exclusivo para o COVID a qual foi muito importante para enfrentarmos o momento que passamos.

Lembro aqui o trabalho de todos os ex-secretários de saúde, prefeitos e vereadores e toda a comunidade do nosso Município que com certeza não mediram esforços para juntos concretizarmos este dia. Este é um momento de agradecimento e, em nome do meu pai Irno Augusto Pretto, que como ex secretário de saúde e ex-vereador, desde aquela época já sonhava e idealizava a UTI para fortalecer o polo de saúde da região alta.

Clarissa da Rosa Pretto Scatola, Secretária da Saúde

O prefeito Adroaldo Conzatti o qual foi um grande idealizador, criando a Comissão pró UTI e que no seu mandato priorizou e cobrou diariamente sua abertura, agradecer todos os médicos que ajudaram a construir este sonho, ao Hospital por confiar e acreditar no nosso Município e na nossa região e por fim toda a comunidade que se uniu e acreditou. Assim um sonho sonhado por tantos anos e por tantos se torna realidade”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!