Portugal está fazendo algo a mais para dar um fôlego extra à sua economia. O país vai acelerar a emissão de vistos de imigrantes para trabalhadores estrangeiros.
A ministra de Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, anunciou na quarta-feira (15) a criação de um novo tipo de visto para buscadores de emprego, que permite a entrada em território nacional português de estrangeiros buscando trabalho.
Portugal tem enfrentado escassez de mão de obra, especialmente no setor de hospitalidade e turismo, um de seus principais motores econômicos.
O projeto simplifica o processo de migração familiar, cria permissões especiais para nômades digitais e facilita o processo para cidadãos dos países de língua portuguesa.
A relevância
Os brasileiros estão na liderança como a maior comunidade imigrante em território português, representando 29% dos estrangeiros em situação regular no país.
No entanto, como muitos imigrantes chegam como turistas e começam a trabalhar ilegalmente, os números reais são maiores. Aos simplificar a autorização, será mais fácil controlar as condições dos trabalhadores estrangeiros.