#Comigo por ai na Igreja Nossa Senhora de Fátima
Coluna do dia 20/01/2023
No Bairro Fátima, na cidade de Muçum, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Igreja do Gafanhoto. Conta a história que os temidos gafanhotos invadiam as lavouras e destruíam plantações. Normalmente, apareceriam na primavera, e quando a nuvem estacionava em algum lugar, além de devorarem as plantações, deixavam ovos na terra. Nos finais de 1905 e 1907 houve duas invasões de gafanhotos. Na primavera de 1917, outra onda surgiu e 75% das plantações de trigo e feijão foram arrasadas.
Devido às famílias que residiam na antiga linha Brava serem muito católicas e algumas devotas de Nossa Senhora de Fátima, houve uma comoção da comunidade em fazer uma promessa a Santa para que, se nada mais atingisse as lavouras da localidade, construiriam uma Igreja.
Então, no ano de 1956, foi construída a Igreja em homenagem à Nossa Senhora, e no alto da torre foi colocada uma imagem de ferro, simbolizando um gafanhoto. Todos os anos no dia 13 de maio, dia da Nossa Senhora de Fátima, moradores do Bairro levam a imagem nos ombros até a Igreja Matriz da cidade, para uma missa em honra a ela.
A Igreja faz parte da rota das Casas e Casarões da cidade de Muçum e tem recebido vários turistas que se encantam pela sua beleza e história.
Siga @mucumturismo