Trégua entre Israel e Hamas começará na madrugada de sexta-feira, anuncia Catar
O Catar anunciou que a trégua entre Israel e Hamas começará na madrugada desta sexta-feira (24). Em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do governo catari, Majed Al-Ansari, disse que os combates serão interrompidos às 7h da manhã, no horário local (2h, horário de Brasília).
O país também disse já ter recebido a lista de civis detidos como reféns pelo Hamas em Gaza e que serão soltos. As negociações sobre como implementar o acordo de reféns entre Israel e o Hamas estão em andamento e progredindo positivamente, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.
“O trabalho entre as duas partes e os nossos parceiros no Egito e nos EUA está em curso para garantir a rápida implementação da trégua e para fornecer o que é necessário para garantir que ambas as partes aderem ao acordo”, acrescenta o comunicado.
O acordo marcou um grande avanço diplomático quase sete semanas após o início de um conflito que se transformou numa grave crise humanitária em Gaza. O anúncio foi recebido com alívio e maior expectativa pelas famílias dos reféns.
O acordo, tal como apresentado pelo principal negociador, Catar, permitiria a libertação de reféns mantidos em cativeiro pelo Hamas em troca de uma série de mulheres e crianças palestinas nas prisões de Israel. A trégua também permitiria a entrada de “um maior número de comboios humanitários e ajuda humanitária”, afirmou o comunicado.