Geral

Hora de exercer a cidadania

Mais do que nunca, exercer a cidadania em meio à pandemia requer muito mais que o ato de votar. Exigirá também uma atenção especial com a saúde. Ainda que os índices apontem redução no número de casos, o vírus SARS-Cov-2 continua com transmissão ativa no País, por isso o Tribunal Superior Eleitoral adotou um plano de segurança sanitária, com objetivo de evitar riscos de contágio do novo Coronavírus durante o processo eleitoral.

Dentre as medidas anunciadas, estão a mudança no horário de votação: as eleições serão realizadas das 7h às 17h. Além disso, para garantir a segurança da população e dos mais de 2 milhões de mesários nos mais de 95 mil locais de votação espalhados pelo País, a regra é redobrar as medidas de proteção e prevenção e seguir as recomendações sanitárias. A votação é sempre um momento extremamente importante para toda a sociedade, mas desta vez será preciso uma série de cuidados extras antes mesmo da hora de votar. Há muitas etapas que podem ser seguidas para ajudar a reduzir significativamente os riscos nesta pandemia. O eleitor pode, por exemplo, começar confirmando antes do dia 15, seu local de votação e se planejar para votar em horário menos movimentado. Quanto mais preparado o eleitor estiver, menos tempo ficará no local de votação.

Outra observação destacada no plano sanitário do TSE é deixar o horário das 07h às 10h reservado para as pessoas com mais de 60 anos para facilitar o fluxo nas seções eleitorais, que contarão com unidades de álcool em gel para que cada eleitor higienize as mãos antes e depois de votar. Ainda devido a pandemia, a identificação biométrica foi desabilitada para minimizar aglomeração e filas, e garantir menor contato possível do eleitor com objetos e superfícies. Sendo assim, o eleitor precisará apresentar documento oficial com foto e assinar o caderno de votação e, se for uma opção, deixar as crianças em casa é mais seguro. Se proteger e ajudar a prevenir a circulação do vírus também é um exercício de cidadania.

“No próximo dia 15, nos locais de votação evite o contato próximo e tente ficar a pelo menos 2m de distância das outras pessoas. Usar máscara e evite tocar em superfícies. Leve uma máscara extra e não esqueça do álcool em gel”, conclui.

Juíza - Jacqueline Bervian - Revista Visual - 2018
Jacqueline Bervian, Juíza Eleitoral da 67ª Zona Eleitoral

As eleições no Brasil

As eleições municipais 2020 acontecerão no dia 15 de novembro, em 95 mil locais de votação. No total, são 401 mil seções eleitorais, para atender os mais de 147 milhões de eleitores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, para 1º turno foram convocados mais de 2 milhões de mesários. Em todo o país, 5.568 concorrem ao cargo de prefeito e 57.942 disputam pelas vagas nas câmaras municipais.

Urnas que mudaram de local

Para a eleição do domingo, dia 15 de novembro, o Cartório Eleitoral da 67ª Zona Eleitoral comunica:

HORÁRIO DE VOTAÇÃO

Lembramos aos eleitores que, nas eleições do dia 15 de novembro, o horário de início da votação será adiantado em uma hora, ou seja, a votação terá início a partir das 7h da manhã (7h às 17h). Além disso, ressaltamos que em virtude da COVID-19, os horários entre 7h e 10h da manhã, será preferencial para as pessoas acima dos 60 anos, e os que integram o grupo de risco da doença

ENCANTADO – As seções 58 e 85 da E. M. DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAVEGANTES será instalada na Academia de Saúde Viver Bem, ao lado do Posto de Saúde do Bairro Navegantes, localizada na Rua Augusto Pretto, nº 1108.

RELVADO – As seções 34 e 87 do Ginásio Municipal de Esportes mudaram de endereço para a Escola Municipal de Ensino Infantil Santo Antônio.
– A seção 57 do Ginásio Municipal de Esportes mudou de endereço para a Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos da Natureza.
– Os eleitores da seção 40 da Linha Pontão votarão na seção 34 da Escola Municipal de Ensino Infantil Santo Antônio.

MUÇUM – A seção 09 da Linha 28 de Setembro mudou de endereço para a Escola Municipal Jardim Cidade Alta.

ROCA SALES – As seções 06, 09, 27 e 28 do Colégio São José mudaram de endereço para o Salão Paroquial. Os eleitores da seção 100 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I votarão junto à Seção 07 da Escola Estadual Padre Fernando.- Os eleitores da seção 31 da Escola Municipal Perpétuo Socorro votarão na seção 19 do mesmo local.
– A seção 18 do Salão Comunitário da Linha Picão será instalada na Capela Nossa Sra. dos Navegantes do mesmo local.

As Eleições na Comarca

Conforme a Júiza Eleitoral da 67ª Zona Eleitoral, Jacqueline Bervian, esse é o momento de exercer a democracia em toda sua plenitude quando todos devem aproveitar de fato essa oportunidade, decidindo o futuro de sua cidade para os próximos quatro anos.
São 34.579 eleitores espalhados em seis municípios que tem a disposição 16 candidatos a prefeitura e 220 as câmaras de vereadores. Destes 236 nomes, seis serão eleitos prefeito e 56 serão eleitos para legislar.
A magistrada desde já agradece a boa vontade dos voluntários que estarão recebendo o eleitorado em todos os Municípios e reforça o pedido para que todos redobrem os cuidados na prevenção ao Coronavírus.

Encantado 16.486 eleitores
58 candidatos a vereador
02 candidatos a prefeito
11 – Enoir Cardoso (PP)
45 – Adroaldo Conzatti

Doutor Ricardo 2.120 eleitores
31 candidatos a vereador
03 candidatos a prefeito
11- PP – Darci Demichei
12- PDT – Tiago Bertotti
15- MDB – Álvaro Giacobbo

Muçum 4.160 eleitores
42 candidatos a vereador
03 candidatos a prefeito
15- MDB/PSD – Mateus Trojan (MDB)
22- PL – Leonardo Bastiani
45- PSDB/PP – Alex Colossi (PSDB)

Roca Sales 7.513 eleitores
45 candidatos a vereador
03 candidatos a prefeito
14 – PTB-PP – Ivair Zanchetti (PTB)
15 – mdb – Amilton Fontana
17 – PSL – Celso Giongo

Relvado 2.058 eleitores
18 candidatos a vereador
03 candidatos a prefeito
11- PP – Carlos Luiz Fraporti
15- MDB – Odi Paulo Lorenzini
25- DEM – Eusébio Danni

Vespasiano Corrêa – 2.241 eleitores
26 candidatos a vereador
02 candidatos a prefeito
11- Aureo Coser
22- Tiago Michelon

Juíza faz apelo aos eleitores e candidatos

A Doutora Jacqueline Bervian, Juíza Eleitoral da 067ª Zona de Encantado-RS encaminhou na tarde desta quinta-feira, 12, um vídeo endereçado aos dirigentes partidários, candidatos e aos eleitores informando que tem recebido fotografias e imagens de comícios e reuniões que estariam em desconformidade com as nosmar sanitárias do Estado do Rio Grande do Sul.
A Juíza Eleitoral observou que o mundo inteiro enfrenta a pandemia do Coronavírus.
A Resolução 349 do Tribunal Regional Eleitoral determina a observância das normas sanitárias. Nesse sentido, a magistrada afirmou que as coligações que desrespeitarem as normas sanitárias não estariam preocupados com os próprios eleitores e colocando todas as pessoas em risco de contágio do vírus. A juíza classificou o vídeo como um sinal de alerta aos dirigentes partidários e disse ainda que eventuais desrespeitos serão cobrados em seguida.
Assista ao vídeo:
https://www.facebook.com/jornal.forcadovale/videos/1523220434533460
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!