O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos anunciou que todos os cidadãos vacinados contra a Covid-19 no país não vão mais precisar usar máscara de proteção ou aderir ao distanciamento social. A mudança faz parte das novas diretrizes que vão entrar em vigor em território americano neste novo momento da pandemia do novo coronavírus.
A nova orientação permite que quem já tomou as duas doses da vacina fique sem máscara em qualquer lugar, menos ambientes de saúde como hospitais e laboratórios. Ainda assim, há uma recomendação de que os imunizados continuem usando máscara nos transportes coletivos, como aviões, ônibus, trens, aeroportos e estações ferroviárias.
Segundo o CDC, uma pessoa é considerada totalmente vacinada depois de duas semanas da segunda dose das vacinas Pfizer ou Moderna, ou duas semanas após a vacina da Johnson & Johnson, de dose única.
O avanço à vida normal nos Estados Unidos só foi possível porque o país acelerou a campanha de vacinação e parte significativa da população adulta já está imunizada. Alguns estados estadunidenses, inclusive, já estão até vacinando estrangeiros.