COVID-19DestaquesPolíticaSaúde

Encantado perde sua maior liderança política. Morre o Prefeito Adroaldo Conzatti

Encantado era a sua vida, e Adroaldo vivia Encantado

Siga o FV no Instagram

Empreendedor nato, desbravador, visionário, fez da política o caminho para fazer sua comunidade crescer. Temido por uns e admirado pela maioria, Encantado foi sua grande paixão. Por onde andou, e andou muito, em todos os lugares sempre buscou o positivo que pudesse ser implantado aqui. Nunca se contentou com pouco, porque para ele Encantado sempre foi mais. Rocassalense de berço, cidadão honorário por vontade do povo encantadense, Conzatti foi, é e entra para a história como um homem que sempre esteve a frente do seu tempo. Como o cidadão que com certeza fez a diferença na vida de Encantado!

Não veio para essa vida a passeio. Batalhou muito. Teve centenas de vitórias pessoais e públicas. Mas teve derrotas também. Várias. A cada derrota na política voltava para seu escritório para se reerguer financeiramente, e sempre fez isso com muita propriedade. É mentor da Conzatti Contabilidade, uma rede de 16 escritórios, com formato único no País, premiado nacional e internacionalmente. Nenhuma derrota nas urnas o fez desistir de Encantado, seu amor por esta terra sempre esteve acima de tudo.

Adroaldo Conzatti nasceu no dia de 05 de março de 1940 na Linha Bento Gonçalves, interior de Roca Sales. Gostava de contar que para estudar no Colégio Madre Margarida em Encantado, caminhava alguns quilômetros até chegar no Rio Taquari onde pegava o caico e atravessava o rio para desembarcar no Bairro Navegantes. “Eu passava no bairro e pensava comigo, um dia esse lugar vai ser melhor”. E foi. No primeiro mandato de prefeito, na década de oitenta do século passado, ele reuniu os moradores e juntos transformaram o bairro, fazendo nascer o Novo Navegantes.

Empreendedor, lembrava orgulhoso, que todos os 14 estabelecimentos comerciais que existiam em linha Palmas, local onde morava com os pais, eram clientes dele. Cursou Técnico em Contabilidade e depois faculdade na Univates. Foi funcionário do Giordani, do Frigorífico Costi e teve participação no Escritório de Contabilidade Orgatec, junto com Décio Bergamaschi e Gilberto Bresolin até que, em 02/03/1971, com 30 anos, inaugurou o Escritório Conzatti. 15 dias depois, abriu o escritório de Nova Bréscia, e por aí outras unidades foram inauguradas, no Vale do Taquari e na Região Metropolitana. Também investiu em outros setores, como o Hotel em Iraí.

Adroaldo com o neto Felipe e Ilani Bagatini, no seu aniversário de 80 anos, em 2020

Ser humano diferenciado

Adroaldo foi um homem muito a frente do seu tempo, uma pessoa com o espírito jovem que nunca se acomodou. Sempre acreditou na comunidade e no poder das pessoas em transformar o seu entorno num lugar melhor. Um político nato com ideias e ações voltadas para o coletivo, um empresário de sucesso e uma pessoa visionária. Conzatti tinha duas frases muito utilizadas por ele: “Só tem sucesso aquele que gosta daquilo que faz” e “A autoestima é um bem que se multiplica quando compartilhado”. Em novembro passado, aos 80 anos, mostrou sua garra numa campanha em que “#OVôTáOn” foi mais que um slogan.

Seu legado está em todos os cantos e suas ações ecoam por aí. Nenhum encantadense pode se dizer indiferente à Obra realizada pelo Prefeito. Encantado era a sua vida, Adroaldo vivia Encantado. Aos seus colaboradores, seja na Prefeitura ou nos escritórios, sempre manteve a “régua lá em cima”, cobrando o maior nível de exigência, buscando com entusiasmo o melhor resultado. Quem com ele trabalhou, com certeza aprendeu muito.

O Força do Vale teve Adroaldo Conzatti como um grande incentivador. Na foto, a primeira edição do Jornal, em setembro de 1984. De lá até aqui, criticamos quando preciso, e elogiamos quando merecido.

Nenhum encantadense pode se considerar indiferente a Adroaldo Conzatti

É só caminhar pelo Parque, visitar o Centro Administrativo, lembrar das músicas do Canto da Lagoa, da grandeza da Suinofest, olhar para o Cristo Protetor (- ele merecia estar aqui para vê-lo concluído!), percorrer as ruas da cidade e os novos bairros que surgiram pela suas mãos. Sem falar nas ampliações do hospital e da implantação da UTI. Conzatti sempre foi ação!

Encantado, consternado e sem muito acreditar, chora a partida deste líder, mas acima de tudo, te agradece, de coração. Obrigado Adroaldo Conzatti. Obrigado por tudo. Podes ter certeza que andar por essa terra será sempre ter a sensação de que o “Conzatti tá aí”.

Podes ter certeza que andar por essa terra será sempre ter a sensação de que o “Conzatti tá aí”.

Luis Conzatti, pai de Adroaldo

A trajetória política

Primeiro elegeu o pai vereador

O gosto pela política nasceu na infância e a militância partidária teve início nas fileiras do PTB de Getúlio Vargas. Com o bipartidarismo, fundou o MDB de Encantado e na eleição de 1968, sem poder concorrer por motivos alheios à sua vontade, a bem de ajudar o MDB, registrou a candidatura do pai, Luis Conzatti, que se elegeu vereador.

  • 1972/1976 – É eleito vereador pelo MDB.
  • 1977 – Concorre a deputado estadual pelo MDB quando fez 16.468 votos. Fica na suplência.
  • 1978 – Concorre a prefeito e perde a eleição, tendo como vice Neodir Dacroce.
  • 1983/1988 – É eleito prefeito tendo como vice Raimundo Bolsi (MDB).
  • Trabalhou na Cohab com o governador Pedro Simon.
  • 1993/1996 – É eleito prefeito tendo como vice Odilon Gheno (PDT).
  • 2000 – Concorre a prefeito e perde a eleição, tendo como vice Rafael Fontana (PDT).
  • Foi diretor do DAER no governo de Germano Rigotto.
  • 2006 – É candidato a Deputado Federal pelo MDB e conquista 52.253 votos. Fica na segunda suplência.
  • 2012/2016 – É eleito vereador pelo PSDB, sendo o mais votado.
  • 2017/2020 – Eleito prefeito tendo como vice Enoir Cardoso (PP).
  • 2021/2024 – É reeleito prefeito tendo como vice Jonas Calvi (PTB).

Uma semana de aflição

  • O prefeito testou positivo para Covid no dia 04, um dia antes de completar 81 anos de idade e data em que tomaria a primeira dose da vacina.
  • No sábado, 13, foi hospitalizado em Encantado para tomar um soro.
  • Na madrugada de domingo (14), ao ir para o banheiro, caiu. Foi transferido para o HBB em Lajeado e submetido a uma cirurgia, devido a um hematoma na cabeça.
  • Na terça (16), passou por um novo procedimento cirúrgico e começa a ventilação por aparelhos.
  • Em 17 de março, segue intubado e sob tratamento intensivo e iniciou o uso de um novo medicamento contra a Covid, o Tocilizumabe que tem boa resposta.
  • Quinta, 18 de março, o medicamento começa a fazer efeito, o quadro do Covid estabiliza e os médicos ficam entusiasmados. Por volta da meia noite, um novo sangramento na cabeça.
  • Sexta-feira, 19 de março de 2021. Pela manhã, o filho Gilson que foi o porta voz durante toda a semana diz que “só um milagre, os homens aqui na terra não têm o que fazer”. Entrou em coma devido a mais um sangramento na cabeça e uma nova cirurgia não seria possível.
  • Conzatti, fora do período de transmissão do virus, é levado para o quarto onde seguiu intubado, para que a família e amigos pudessem se despedir do pai, do avô, do irmão, do amigo, do Prefeito.
  • Faleceu às 18h45min.

A despedida

O velório acontece neste sábado, 20 de março, das 7h às 11h no saguão do Centro Administrativo Municipal de Encantado. Logo após seu corpo segue no caminhão do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade e será sepultado no Cemitério São Pedro.

Entrevista

Em entrevista à Visual em dezembro de 2019, Adroaldo contou momentos da vida pública, a ideia do Cristo, bastidores da política e seu amor por Encantado. Sonhava com uma cidade maior, com empresas investindo, mobilidade urbana. Um de seus grandes objetivos nos últimos anos foi a tecnologia e inovação. “As coisas mudaram (…) não estamos inventando nada, estamos buscando o que há de melhor no mundo para Encantado”.

Leia a entrevista completa clicando aqui.

Agro Dália

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Muito triste a partida do nosso querido prefeito Adroaldo Conzatti, homem de caráter, um grande gestor, um homem de coração enorme exemplo de pessoa e grande ser humano. Minha eterna admiração e gratidão 😥

  2. Muito triste a partida do nosso querido prefeito Adroaldo Conzatti, homem de caráter, um grande gestor, um homem de coração enorme exemplo de pessoa e grande ser humano. Minha eterna admiração e gratidão 😥
    Meus sinceros sentimentos a família e a comunidade de Encantado em nome da parecy Construções

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!