DestaquesGeralPolítica

Muçum terá sistema internacional de alerta para desastres naturais

Siga o FV no Instagram

Muçum dá um passo importante no processo de gestão de fenômenos naturais. O município receberá a implantação do Sell Broadcast. O sistema é um investimento do Governo Federal, que será implementado em 11 municípios brasileiros, se tratando de uma ferramenta que visa melhorar a comunicação em situações extremas por meio do sinal de telefonia. Muçum, será uma das cidades pioneiras no Rio Grande do Sul a utilizar a tecnologia.

Para discutir a implementação, ocorreu ontem (23), uma reunião no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Municipal. O encontro contou com a presença do Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil da 8ª região, Coronel Claiton Fernando Marmitt, o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Rodolfo Pavi, a Secretária Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, Grasiela Devitte Fontana, e a Coordenadora do CRAS, Bruna Schneider Hennika, além do prefeito Mateus Trojan.

Durante a reunião, o prefeito, Mateus Trojan, agradeceu a presença do coordenador regional e ressaltou a importância de avançar nas propostas e compromissos da Defesa Civil Estadual e do Governo do Estado, pedindo celeridade em questões de competência estadual. “A implantação do Sell Broadcast é fundamental para a atuação em desastres. Vai colaborar no processo de comunicação, que é muito afetado e importante durante um fenômeno adverso, como as enchentes. É uma conquista tratada em parceria do Governo Federal. Mas temos ainda o que avançar e precisamos de celeridade e assertividade para não passarmos novamente por tudo que vivemos nos meses de setembro e novembro de 2023”, diz Trojan.

Ainda, durante a reunião, o prefeito e o coordenador municipal da Defesa Civil aproveitaram para reforçar a necessidade da entrega de kits aos municípios, contendo veículos e equipamentos por parte do Estado, otimizando a eficiência das ações em futuras emergências. “Estamos trabalhando muito nas nossas responsabilidades, mas as pautas que são de nível estadual, precisamos que haja o mesmo senso de celeridade”, comenta Pavi.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!