Nesta semana, o Hospital Beneficente Santa Terezinha recebeu a consultora Gabriela Marchi Marcondes de Salles, especialista no Modelo Camiliano de Qualidade (MCQ), para um treinamento com os colaboradores da Casa da Saúde. A atividade ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro e teve como objetivo capacitar os gestores da instituição sobre o mapeamento de processos, documentação, gestão de riscos e boas práticas relacionadas à qualidade.
O Modelo Camiliano de Qualidade, implementado pela Rede São Camilo em 2019, visa garantir a segurança do paciente em todas as unidades camilianas, alinhando-se às seis Metas de Segurança do Paciente estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Segundo Gabriela, a ação busca otimizar os processos internos, criando um ambiente mais seguro tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. “Além do treinamento presencial, realizamos acompanhamento mensal online, com o objetivo de minimizar riscos, melhorar processos e proteger pacientes e os profissionais, evitando que eles fiquem expostos a situações de risco”, explica.
A assistente administrativa do HBST, Marilene Daltoé, ressalta a importância da qualificação para a equipe. “Estamos muito entusiasmados com o treinamento. A vontade de fazer acontecer está presente em todos. O mapeamento de processos é apenas o começo de tudo. No Hospital, cada setor é interligado e, quanto mais eficiente for o trabalho, mais rápido e seguro será o atendimento. A abordagem preventiva é fundamental para que o trabalho flua de maneira mais eficaz”, afirma.
A enfermeira responsável pela área de qualidade do Hospital, Letícia Pilotto Casagranda, também valoriza a integração entre os setores. “É essencial que todos os departamentos estejam alinhados e bem ambientados em seus locais de atuação. Na verdade, ao observarmos o hospital como um todo, percebemos que cada setor precisa estar conectado. Para isso, é fundamental termos uma centralização, onde possamos reunir os dados e indicadores que nos ajudarão a identificar áreas de melhoria e otimizar processos. Ter um setor de qualidade que consiga acompanhar o desempenho de todos os setores facilita, tanto para a instituição quanto para a gestão, permi tindo que possamos corrigir o que está inadequado e garantir a conformidade com os padrões estabelecidos”, explica.
O treinamento foi mais uma etapa importante no processo contínuo de aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Beneficente Santa Terezinha, buscando sempre oferecer atendimento mais seguro e eficaz para a comunidade.