FORÇA DO VALE 40 ANOS
Política

Sander Bertozzi preside primeira sessão do ano

Sessão solene abre os trabalhos do Legislativo. Primeira sessão ordinária ocorre segunda-feira, dia 6

ENCANTADO | LEGISLATIVO

Sob as bênçãos de líderes religiosos da cidade, os vereadores de Encantado abriram o ano legislativo em sessão solene realizada na quarta-feira (01). Antes dos trabalhos ofi ciais, o padre Genoir Pietta e o pastor Alexandre fi zeram orações e conclamaram pelo andamento harmonioso, voltado ao progresso da cidade. “Que o Senhor acompanhe os passos destes vereadores e conduza-os para a serenidade e pensamento justo durante
seus ofícios”, disseram os sacerdotes.

Ao abrir os trabalhos de 2023, o presidente da Casa, Sander Bertozzi (PP) saudou os colegas, deu posse ao suplente Edegar Bizarro (PDT), que ocupa a cadeira de Roberto Salton, conduziu a defi nição dos líderes de bancada, saudou o público, composto por familiares e correligionários dos vereadores, secretários municipais e servidores da administração municipal.

Sander Bertozzi convidou o prefeito a fazer parte da mesa e ofereceu o tribuna para suas considerações. O novo presidente destacou seus compromissos para esta gestão, reiterando a retomada de projetos que considera importantes para o envolvimento da comunidade e o fortalecimento do trabalho da Câmara, como o projeto Democracia na Escola. “Trabalhar esse tema nas crianças tornou-se mais do que fundamental, haja vista o que vivemos e presenciamos recentemente”, frisa.

A primeira sessão ordinária ocorre segunda-feira (06), às 18h. As sessões em Encantado ocorrem semanalmente e são transmitidas ao vivo pelos canais digitais da Câmara no Youtube e Facebook.

Líderes de bancada

Marino Deves (PP), Edegar Bizarro (PDT), Duda do Táxi (MDB) e Sandra Vian (PSDB) foram designados como líderes de suas bancadas na Câmara de Vereadores de Encantado para este ano e se pronunciaram na sessão
solene.

PDT: Educação e Segurança

Em seu pronunciamento, Edegar Bizarro destacou a atuação de seu partido em prol da Educação e destacou que irá apresentar projetos nesta área. Frisou que, mesmo distante da cadeira do Legislativo, não ficou parado. “Articulei projetos como o de melhorias na Rua da Laje, no Lajeadinho, e agora, está em pauta a Rua da Santinha”, cita. Destaca projetos na área da Segurança Pública, avaliando que, em Encantado, só melhorou após a instalação do videomonitoramento. “Porém, ainda carece de uma comissão de pessoas da comunidade, para que
seja regulado e questionado sobre os próximos investimentos, em especial, às novas instalações de câmeras”, sugere. Bizarro convidou os vereadores para conferirem de perto a Sala de Videomonitoramento instalada na Brigada Militar, para verificarem a qualidade dos vídeos, os quais, segundo ele, não são nítidos o sufi ciente. Relatou que, em conjunto com o vereador Joel Bottoni, esteve na Casa Civil e Secretaria de Trabalho do RS, protocolando ofícios para nomeação de dois efetivos para a Brigada Militar de Encantado, que conta com apenas quatro policiais.

Progressistas: Habitação

O líder da bancada do PP destacou que divergências momentâneas contribuem para o fortalecimento do partido e que o ambiente desta sessão solene é inédito, inclusive por contar com a presença do prefeito. “Isso é fruto da harmonia em que vivemos”, destaca. Marino destaca, porém, que a presença do Chefe do Executivo também permite falar sobre o papel da Câmara de Vereadores e apontar críticas que, na visão do vereador, são construtivas. “Enquanto o prefeito aponta os avanços, reforço que não há bairro ou comunidade que não tenha problema”, destaca.

Marino apresenta que essas avaliações devem contribuir e estimular o trabalho do Executivo. “Nós podemos fazer mais”, completa, citando o incremento do orçamento público já anunciado pelo prefeito. “A Câmara tem sido parceira sim, mas tem algum sentido crítico. Encantado carece de um projeto habitacional; existem em torno de 1,5 mil a 2 mil imóveis desocupados para alugar ou vender, e tantas pessoas pagando aluguel e escolhendo a conta que tem que pagar no final do mês. Por que não tem como acessar o que lhes é oferecido? O município tem que organizar e ordenar um projeto habitacional”, reforça.

MDB: Habitação

O vereador Duda do Taxi discorreu sobre a mesma temática de Deves. Pontuou a ausência de um sistema habitacional para famílias de baixa renda, destacando ser esse um dos pontos de urgência a serem trabalhados por Legislativo e Executivo juntos, após tantas conquistas já obtidas em outras áreas públicas. Duda do Táxi reiterou seu compromisso com essa pauta.

PSDB: Saudações

Sandra Vian agradeceu a todos pela presença e oportunidade de liderar seu partido na Câmara. Desejou bom trabalho a todos e destacou seu compromisso com a harmonia entre Executivo e Legislativo.

Prefeito Jonas presta contas e anuncia novos projetos

chefe do executivo, prefeito Jonas Calvi, participou da primeira sessão solene do Legislativo. Em sua fala agradeceu os vereadores a oportunidade:”estar aqui nesta tribuna, usando a palavra, é uma demonstração inquestionável e histórica do
entendimento saudável e necessário entre
os poderes Executivo e Legislativo”.

Compromissado com Encantado

O prefeito relatou o quanto a Câmara tem demonstrado compromisso com os encantadenses aprovando projetos que permitem à Prefeitura realizar obras de modernização da infraestrutura da cidade, como a liberação do financiamento permitindo a instalação de energia fotovoltaica em todas as creches municipais, auxiliando nos trabalhos para execução da pavimentação da estrada para o Cristo Protetor e, agora no capeamento asfáltico de trechos das ruas Treze de Maio, Sete Irmãos, Veneza e Sete de Setembro, além da aprovação de projetos sociais e de criação de oportunidades de emprego. “Isso faz de Encantado uma das melhores cidades para se viver no Vale do Taquari” destacou Jonas destacando as realizações da gestão.

Saúde

Ressaltou a conquista do primeiro lugar no Estado dentre os municípios na faixa de 20 a 50 mil habitantes, no
Previne BRASIL. “Tivemos um avanço de 370% em relação ao período de 2021. E 2023 promete ser um divisor de águas na área da saúde, com o aprimoramento dos serviços de atendimento à população e em breve apresentaremos a população o CEO (Centro Especializado de Odontologia), cujo projeto em breve será apresentado à população.

Educação

A construção e inauguração da EMEI Porto Quinze, o início da obra da EMEI Navegantes e a aprovação da ampliação da EMEI Lajeadinho, proporcionarão mais conforto e proteção para as crianças. Além do turno integral nas escolas, que  hoje é realidade para mais de 500 alunos da rede municipal de Encantado.

Obras

Recuperação de 7 mil m2 de calçamentos e mais de 3 mil m2 de vias receberam nova pavimentação. Revitalização de espaços públicos, como o Caminhódromo, a área externa da Casa de Cultura, a Feira do Produtor e a Praça Centenário, e diversas áreas de lazer nos bairros. E ainda criamos o Vapt-Vupt, como forma de agilizar a prestação de serviço em atividades corriqueiras, como troca de lâmpadas, pintura de cordões, tapa-buracos, entre outros. Em fevereiro inicia a pavimentação de mais quatro ruas da cidade e, ainda no primeiro semestre, temos a expectativa de concluir a pavimentação da estrada do Cristo Protetor e darmos início à execução do Jardim  do Acolhimento. Em relação às estradas do interior, segue Asfalto Comunitário: com uma nova frente de trabalho já iniciada na estrada de Linha Chiquinha/São Marcos, até agora são mais de 14km pavimentados desde o início do programa.

Agricultura

O prefeito parafraseou o presidente da república dizendo “Nunca antes na história deste município, os produtores rurais foram bonificados como em 2022. Foram cerca de R$ 3,5 milhões distribuídos em auxílios”
O programa Agrodigital, que leva internet para o nosso interior, já alcançou mais de 65% do previsto. A meta é chegar aos 55 km de fibra ótica. Foram incentivados novos empreendimentos, seja através de auxílio de horas/máquina, de recursos financeiros ou da instalação de novas redes de água, em propriedades rurais que receberão investimentos privados.

Emprego e renda

Inauguração da Sala do Empreendedor agilizando a criação de novas empresas e negócios. Em 2022 foram registrados mais de 270 novos CNPJ. No turismo, foram criados mais de 50 empregos diretos. “Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontaram que Encantado teve um saldo positivo de 273 empregos formais criados em 2022, o dobro do ano anterior” ressaltou.

Emendas

O prefeito destacou que a administração está concluindo todas as emendas impositivas individuais e de bancada indicadas pelos vereadores e reiterou a importância da boa relação com a Câmara, que resultou na aprovação de projetos relacionados a tributos, como o “Bella Citta”, REFIS e descontos ao bom pagador de impostos, além de lembrar o quanto foi decisiva a aprovação do novo Código de Edificações, Lei do Parcelamento do Solo e Plano Diretor do Entorno do Cristo Protetor, que trouxeram segurança jurídica para atrair novos investimentos e, como consequência, gerar mais empregos”.

Superávit

Encantado terminou o ano com aumento nos investimentos e estabilidade financeira, com superávit de quase R$
15 milhões de reais além de garantir a reposição salarial concedendo a revisão geral anual com base no IPCA e incremento, totalizando 8,05%. “Os gastos com pessoal em 2022, incluindo a terceirização, ficaram na ordem de 40,58% da Receita Corrente Líquida” disse o prefeito lembrando a aprovação do referido projeto pelos legisladores

Novos projetos e anistia

O prefeito anunciou alguns projetos que deverão ser apreciados neste ano: a Lei de apoio e incentivo à inovação e tecnologia; o Programa de Parcerias Público Privadas (as PPPs) e concessão de espaços públicos para investimento da iniciativa privada; a criação de novos cargos de fiscalização; e o  Projeto “Casa Legal”, que tem por objetivo anistiar os débitos e isentar os tributos de imóveis vinculados aos programas habitacionais de loteamentos populares e vai  beneficiar, sobremaneira, a população que mais necessita.

União e homenagem

“Os vereadores de Encantado são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade, disse, vocês tem o papel de indicar, propor e cobrar as respostas que a população espera para suas demandas e a nós cabe apresentar soluções, que nem sempre satisfazem a todos os vereadores” Ao finalizar o prefeito Jonas Calvi convidou a todos para fazer um pacto pelo crescimento de Encantado, “uma agenda para 20, 30 anos, sem subir no palanque pensando na próxima eleição” e lembrou os últimos dois prefeitos do Município. “Temos de trabalhar, como ensinou o prefeito Adroaldo Conzatti, pensando nas próximas gerações tendo Encantado em primeiro lugar! Quero ser cobrado pelo que fiz em meu mandato, e reafirmo, em seu tempo, todos os meus compromissos assumidos serão cumpridos. Queremos crescer com qualidade de vida e com as pessoas crescendo junto! Primeiro as pessoas, ensinamento que aprendi com o Prefeito Paulo. Estamos
determinados a fazer o melhor para que todos vivam Encantado com alegria e satisfação.”.

MUÇUM

Rede Municipal tem novas diretoras

As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) iniciam o ano letivo de 2023 com novas diretoras. A EMEI Família Feliz terá como gestora, Alice Lorenzon; a EMEI Pingo de Gente, Tatiane Weber; a EMEF Jardim Cidade Alta, Jerusa Patussi; e a EMEF Castelo Branco, Ana Luísa Bettinelli. Tamiris Lorenzon, diretora do Colégio Alternativo desde o ano passado, segue no cargo.

Elas estiveram na manhã de ontem, dia 31, no Gabinete do Poder Executivo, quando foram recebidas pelo prefeito, Mateus Trojan; e a secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Jucéli Baldasso. Para Jucéli, a novas diretoras encontrarão nas equipes profissionais competentes e dedicados, que auxiliarão o desempenho do trabalho de cada uma delas. “Ficamos felizes com os nomes encontrados. São profissionais excelentes, que certamente darão o seu melhor na condução das escolas.

Nossas expectativas para os próximos dois anos é de que a Educação de Muçum seja cada vez melhor, comprometida com o bem-estar dos alunos e de todos que atuam nos ambientes escolares”, comenta.
As diretoras ficam à frente do cargo pelos períodos de dois anos, cumprindo uma determinação da Administração Municipal no início da atual gestão.

Conforme o prefeito, Mateus Trojan, a troca busca oferecer oportunidade para outras profissionais. “Traçamos e buscamos um perfil, de liderança. Escolhemos profissionais que já vinham demonstrando empenho e desenvolviam bons trabalhos na missão de educar. Temos a certeza que nossas escolas estão em boas mãos, e seguiremos colhendo resultados positivos na área, como foi com as antigas gestoras”, destaca.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fale conosco!