FORÇA DO VALE 40 ANOS
Educação

RS tem cinco universidades em ranking das 2 mil melhores do mundo; saiba quais

Estado tem quatro instituições federais e uma privada na lista. Levantamento avalia qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e desempenho em pesquisas

Cinco universidades do RS figuram no ranking das 2 mil melhores instituições de ensino superior do mundo. O levantamento do Center for World University Rankings (CWUR) – Centro para Rankings Universitários Mundiais, em português – foi divulgado nesta segunda-feira (15).

A instituição gaúcha mais bem colocada é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 467º lugar. Considerando apenas as universidades brasileiras, a UFRGS é a 5ª melhor avaliada pelo CWUR.

Outras três instituições federais – Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – e uma privada – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – aparecem na lista.

  • UFRGS: 467º lugar no mundo e 5º lugar no Brasil
  • UFPel: 961º lugar no mundo e 19º lugar no Brasil
  • UFSM: 1.043º lugar no mundo e 25º lugar no Brasil
  • PUCRS: 1.494º lugar no mundo e 39º lugar no Brasil
  • FURG: 1.705º lugar no mundo e 45º lugar no Brasil

O ranking mundial de universidades é publicado desde 2012, avaliando qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e desempenho em pesquisas. Esses quesitos formam uma nota que vai até 100 pontos.

Desde 2019, quando o levantamento passou a considerar 2 mil instituições entre mais de 20 mil universidades, a UFRGS ficou na faixa de 74 pontos.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ficou na 1.536ª colocação, com 67,5 pontos, em 2022, não ingressou no ranking deste ano.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é a primeira colocada, com 100 pontos. Entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) é a mais bem posicionada, em 109º lugar, com 81,5 pontos.

Fonte
G1 RS
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!