Economia

Pagamentos do SOS PIX começam nesta sexta-feira em Arroio do Meio e Encantado

Por estarem em áreas mais afetadas pelas recentes enchentes e apresentarem condições de iniciar os processos de recuperação e reconstrução, Arroio do Meio e Encantado são os primeiros municípios a terem famílias que receberão R$ 2 mil cada uma dos recursos doados via PIX. Os pagamentos começam na tarde desta sexta-feira (17/5).

Quem estiver dentro dos critérios definidos pelo Comitê Gestor do PIX e não for chamado agora, receberá o valor ao longo da campanha. A identificação inicial dos possíveis beneficiados começou a partir do mapeamento da área afetada por enchentes. A atividade foi realizada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Os moradores dentro dessa área de cheias ainda precisam atender aos seguintes requisitos para ter acesso ao recurso:

  • Renda mensal familiar de até três salários mínimos (R$ 4.236) e renda individual de um salário mínimo per capita;
  • Inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) ou CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar);
  • Não serem contemplados no programa Volta Por Cima do governo do RS.

Assim, a partir da base de programas sociais, foi possível identificar, dentro da área mapeada pelo DEE, os beneficiados que, neste primeiro momento, não precisaram fazer novo cadastramento.

O responsável familiar receberá o cartão SOS Rio Grande do Sul – emitido pela Caixa com apoio institucional do governo do RS – com o benefício já creditado. O valor poderá ser sacado nas agências ou em pontos de atendimento da Caixa, ou utilizado na função de débito na rede credenciada Visa ou Elo.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!