DestaquesEducação

Encantado apresenta em 2023 o melhor desempenho no IDEB em 18 anos

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

O município de Encantado alcançou em 2023 o melhor resultado histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde o início das medições, há 18 anos, o município não tinha um resultado tão positivo em sua Rede.

O relatório abrange o período de 2015 a 2023. Os dados destacam o empenho da secretaria de educação, escolas, alunos, professores, equipes diretivas, funcionários e famílias na busca pela excelência educacional. O marco estabelece um caminho promissor de recuperação pós-pandemia e após os recentes desastres climáticos que afetaram Encantado e região, causando transtornos em algumas escolas municipais e no emocional de alunos e professores.

Destaques

Entre os destaques, aparece a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mundo Encantado, que alcançou uma nota de 7,2 em 2023, um crescimento expressivo comparado à nota de 6,9 em 2021. Encantado apresenta em 2023 o melhor desempenho no IDEB em 18 anos.

Josi Moretto é diretora da EMEI Érico Veríssimo. O educandário tem demonstrado um crescimento constante desde 2017. Ele obteve a maior nota no IDEB entre as escolas do município e atinge a 3ª colocação no Estado do Rio Grande do Sul.

A EMEF Érico Veríssimo também registrou crescimento expressivo nos anos finais, com o maior avanço percentual. A pontuação subiu de 4,4 em 2017 para 6,1 em 2023. A escola, municipalizada em 2020, teve um investimento significativo com a implementação do turno integral, através de uma parceria com a Rede Calábria. O investimento resultou em um crescimento expressivo no desempenho da escola, evidenciado pelo aumento substancial de sua pontuação no IDEB.

O Centro Municipal de Educação manteve-se estável em suas notas de 2023, mesmo assim permanece dentro das metas esperadas pelo Ministério da Educação. As EMEFS Batista Castoldi e Porto Quinze não foram avaliadas neste último levantamento.

Melhora significativa

No contexto estadual, Encantado também melhorou significativamente sua posição. Nos anos finais, o município subiu do 102º lugar em 2021 para o 49º em 2023.

O prefeito Jonas Calvi diz que o avanço é notável e destaca o esforço coletivo de toda a comunidade escolar, parabenizando o desempenho das escolas e frisando a importância do crescimento para o futuro do município. Para ele, o resultado reflete o compromisso da gestão municipal com a educação.

“O resultado é uma vitória de todos nós, que acreditamos que investir em educação é necessário e é a chave para transformar a comunidade e promover o desenvolvimento contínuo,” afirma.

A diretora da Escola Mundo Encantado, Kaíse Radaeli, comemora com a comunidade escolar a belíssima nota de 7,2 conquistada. “Com imensa alegria recebemos o resultado do IDEB – 2023 da nossa escola. Mais uma vez, o trabalho responsável e sensível dos professores, o engajamento das famílias e o comprometimento dos alunos traz um resultado que nos deixa imensamente orgulhosos e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Neste momento, vibramos com as conquistas de aprendizagem dos nossos alunos. Nós fazemos parte desta história!”

Não menos feliz está a diretora Josi Moretto, da escola Érico Veríssimo, que agora é municipalizada. “Nosso sucesso se deve ao engajamento e comprometimento dos professores, que garantiram práticas pedagógicas eficazes e um ambiente acolhedor. Implementamos ações como a busca ativa de alunos e o uso do aplicativo Kahoot para desenvolver o raciocínio lógico. A partir da análise de dados, lançamos o projeto ‘Leia, viaje e encante-se’ para fortalecer o letramento, destacando obras literárias e locais.

Celebramos os 62 anos da escola com o Kahoot Literário, incentivando a leitura. Trabalhamos também para a permanência dos alunos em turno integral e valorizamos a participação das famílias. Apesar das perdas causadas pelas enchentes, continuamos a oferecer acolhimento e aprendizado. Estamos felizes com os resultados, mas buscamos sempre mais.”

Kaise Radaelli é diretora da EMEF Mundo Encantado. A escola é bem avaliada desde 2017. Foto: Arquivo Pessoal
Josi Moretto é diretora da EMEI Érico Veríssimo. Foto: Arquivo Pessoal

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!