DestaquesGeral

População irá indicar proposta na Consulta Popular 2021

Codevat lançou na segunda (13), durante Assembleia Regional, a Consulta Popular 2021. Dos três projetos que vão compor a cédula neste ano, dois são propostos pelo Conselho e um pela comunidade por meio de aplicativo. Votação ocorre de 22 a 30 de novembro de forma on-line

Siga o FV no Instagram

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realizou assembleia regional de lançamento da Consulta Popular 2021. O evento foi na segunda-feira (13), no auditório do prédio 11 da Univates. Durante a consulta, a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.

Para o ano de 2022, o governo destinou R$ 30 milhões para todo o Rio Grande do Sul. O valor é 50% maior do que o direcionado para o programa em 2020. Destes recursos, R$ 942 mil foram disponibilizados para o Vale do Taquari.

Segundo o presidente do Codevat, Luciano Moresco, há 10 anos eram discutidos valores até oito vezes maiores. “Tivemos esse encontro para definir o cronograma de atuação com vistas de finalizar, lá em novembro, a escolha do projeto que vai ser bancado para a nossa região”, explica.

Em formato inovador e digital, a nova Consulta Popular estadual irá ocorrer por meio do aplicativo Colab. O sistema permite que qualquer cidadão envie propostas para cada uma das 28 regiões do Estado. No total, três projetos irão para a cédula de votação do Vale do Taquari, sendo um deles oriundo do aplicativo e os outros dois definidos em assembleias do Codevat.

Das propostas apresentadas pela população no aplicativo, a mais votada será inserida na cédula. Os projetos podem ser incluídos até o dia 12 de outubro e devem ter abrangência regional.

Ele destaca que não podem integrar a cédula de votação propostas relacionadas a área de educação, saúde e segurança pública. “São ações diretas de governo, eles não podem se abster de tratar essas questões. Então, essas três áreas prioritárias foram tiradas para que outras como turismo, agricultura e meio ambiente pudessem receber um olhar”, pontua.

A votação ocorrerá de 22 a 30 de novembro de forma online.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!