Destaques
Afubra celebra 33 anos do projeto “Verde é Vida”
No dia 8 de agosto, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) comemora 33 anos do Projeto Verde é Vida. Criado em 1991, o programa de educação socioambiental e rural é mantido pela Afubra em colaboração com escolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Verde é Vida é a continuidade de iniciativas da Afubra iniciadas em 1955, com foco na diversificação de culturas. Em 1981, um convênio com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) marcou o início do reflorestamento das propriedades rurais. Em 1986, a entidade lançou campanhas de educação ambiental com a distribuição de mudas nativas, culminando na criação do projeto em 1991.
O projeto, que inclui a distribuição de mudas de árvores, palestras e pesquisas científicas, adaptou-se ao longo dos anos, focando no Desenvolvimento Sustentável no quadriênio 2021/2024. Atualmente, atende 468 escolas em 91 municípios do Sul do Brasil.
O presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, destacou o sucesso do projeto: “Nossa equipe do Verde é Vida, tanto da matriz como das filiais, está de parabéns por estar à frente desta atividade tão importante para a Afubra. Devemos destacar a parceria com as escolas, que permite que as atividades propostas sejam realizadas com sucesso. Também agradecemos aos pais por confiarem em nossas equipes para proporcionar experiências enriquecedoras aos seus filhos.”